AL vai sediar 9º Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso

AL vai sediar 9º Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso

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A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) irá sediar no próximo dia 21, às 19h, o 9º Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso, com o tema “Desvendando os Transtornos Específicos de Aprendizagem”. O encontro será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. As inscrições podem ser feitas por meio desse link.

Nos últimos anos, o Parlamento mato-grossense se transformou em importante parceiro das pessoas com dislexia, tendo aprovado leis que impactam diretamente na vida das pessoas diagnosticadas com o transtorno. Uma dessas leis, a de n.° 12.205/2023, institui o Dia Estadual da Dislexia, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), celebrado nesta terça-feira, 8 de outubro.

A Semana da Dislexia tem como objetivo lembrar que as pessoas com dislexia estão presentes em todos os espaços sociais. De acordo com a representante da Associação Mato-grossense de Dislexia, Marilda Santos, o simpósio trará um tema relevante para a época atual.

“Temos a necessidade de conhecer, desvendar e descobrir mais sobre a dislexia, o que os pensadores e cientistas estão buscando, e também garantir esclarecimento, para que as pessoas conheçam sobre a dislexia, sobre os outros transtornos de aprendizagem”.

Marilda disse ainda que, esse ano o simpósio terá um formato diferente, dos anos anteriores, será itinerante. “No dia 21/10, às 19h, estaremos na Assembleia Legislativa; dia 22/10, às 19h, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), e no dia 23/10, na Escola Estadual Victorino Monteiro da Silva (evento privado para alunos da escola) ”, disse Marilda ao agradecer o apoio da ALMT, por meio do deputado Wilson Santos.

Simpósio – A programação do 9º Simpósio sobre Dislexia na ALMT terá palestra com a fonoaudióloga Cintia Salgado Azoni, que vai debater o tema “Experiência exitosa do projeto de Lei A-RN” e a participação da médica psiquiatra Aline Quintal, que irá discutir “Os impactos da saúde mental decorrentes da dislexia”.

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