Os comerciantes que tiveram as lojas destruídas durante o incêndio que atingiu o Shopping Popular de Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (15), devem recomeçar as vendas no Complexo Esportivo Dom Aquino, em Cuiabá. A decisão foi tomada após reunião entre os lojistas e o presidente da Associação dos Camelôs, Misael Oliveira Galvão, nesta terça-feira (16).
Durante a manhã da segunda-feira (15), Misael havia comunicado que o recomeço seria no estacionamento. No entanto, durante a tarde, a prefeitura de Cuiabá disponibilizou o complexo para o recomeço dos trabalhos.
O presidente disse ainda que o estacionamento deve continuar recebendo veículos e que vai tentar negociar com a administração para que não seja cobrada entrada até que o shopping seja reestabelecido.
O complexo fica a cerca de 350 metros do shopping atingido pelo fogo e funciona como ponto para a prática de esportes e lazer da população.
Ajuda federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, por meio de um vídeo divulgado na noite dessa segunda-feira (15), que vai ajudar os cerca de 600 lojistas a reconstruir o shopping. Cerca de 3 mil trabalhadores que dependiam do emprego no espaço ficaram sem fonte de renda imediata devido ao desastre.
De acordo com o presidente, o ministro da Fazenda e das pequenas e médias empresas, Carlos Fávaro, deve se reunir com o prefeito de Cuiabá e com o governador de Mato Grosso para definir as medidas para acelerar a reconstrução do local, visando minimizar o impacto econômico e social na região.
“Sei que a cidade está consternada, sei que o estado está sofrendo com isso e sei que o povo que trabalha precisa de perspectiva. Nós do Governo Federal vamos ajudar a reconstruir a possibilidade de vocês voltarem a trabalhar com cidadania, com dignidade e de forma respeitosa”, declarou.
Ainda segundo Lula, nos próximos dias, deve ser anunciada qual será a contribuição financeira do Governo Federal.
O incêndio
Incêndio atinge Shopping Popular em Cuiabá
O incêndio de grande proporção atingiu o Shopping Popular em Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (15). Imagens registradas por pessoas que transitavam pela região mostram o fogo e a destruição causada pelas chamas. (assista acima)
O vigia do local tentou conter as chamas iniciais, mas não conseguiu e acionou os bombeiros. Na manhã desta segunda-feira, equipes do Corpo de Bombeiros continuavam o combate às chamas.
Segundo a Polícia Civil, o fogo pode ter começado por meio de uma falha no sistema elétrico do prédio. Ainda de acordo com a polícia, foi pedido um exame técnico pericial do local, que será realizado após o encerramento total das atividades do Corpo de Bombeiro.