O município de Cáceres foi agraciado com a construção de uma escola de tempo integral, que contará com treze salas de aula padrão FNDE, especialmente projetadas para atender estudantes da Educação Básica no ensino fundamental. Esta nova unidade escolar será instalada em uma área de vulnerabilidade social, visando o redimensionamento e a ampliação da oferta de vagas em resposta à demanda crescente. O local definido para a edificação é próximo a rodoviária, nas adjacências dos bairros Junco, Jardim União e fundos do Santo Antônio.
A Assessora de Projetos e Convênios, Gesica Chaika, disse que a prefeitura vai receber de recursos do Governo Federal, R$ 11.568.630,79 (onze milhões e quinhentos e sessenta e oito mil e seiscentos e trinta reais e setenta e nove centavos) para esta obra, que representa um investimento significativo na educação local.
A prefeita Eliene Liberato Dias, comemorou com sua equipe de governo a aprovação do projeto. “Agradeço imensamente à nossa equipe de trabalho pelas incansáveis lutas e conquistas para o povo cacerense desde que assumimos a gestão. Nossa missão é trabalhar para nossa população”, declarou Eliene.
O projeto da nova escola inclui um pavimento único com 13 salas de aula, direcionadas aos alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Eliene ressaltou os avanços contínuos na educação municipal, que incluem a reforma e ampliação de diversas unidades de ensino, climatização das salas de aula, substituição de quadros antigos por lousas de vidro, merenda de qualidade, transporte escolar e construção de escolas na zona rural, inauguração de creches e, principalmente, investimentos em recursos humanos através de formações continuadas e qualificações, além da distribuição de computadores para os professores. “Fico muito feliz com os avanços nas estruturas físicas e pedagógicas, que têm melhorado significativamente nossos índices de avaliação. Como professora, meu grande compromisso é com uma educação de qualidade”, enfatizou Eliene Liberato.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, também destacou a importância do Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023. O programa visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, promovendo uma educação integral.
“Para nós, a educação integral não é apenas uma extensão do horário escolar, mas uma oportunidade de oferecer uma formação mais completa e inclusiva para nossos alunos. A construção desta nova escola em tempo integral é um passo significativo para a educação em Cáceres, proporcionando mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de diversas habilidades para nossas crianças”, afirmou Fransérgio Piovesan.