Colo de Útero: 2.ª Campanha começa neste sábado, dia 28/10

SsoftEeurindo150
4 Min Read

As unidades de saúde do município de Nobres e os profissionais em saúde estarão mobilizados neste dia 28 de outubro de 2023 (sábado), para o início da 2.ª Campanha de Combate ao Câncer de Colo de Útero – Coleta de exame preventivo 2.023.

De acordo com a Coordenadoria de Atenção Primária sob o enfermeiro Lázaro Alves Dias, a coleta de exame preventivo nas Unidades Básicas de Saúde acontece das 07:00 às 16:00 horas, nas unidades dos bairros Jardim Glória, Jardim Petrópolis, São José, Central (Centro Preventivo de Saúde) e nas unidades rurais, também das 07:00 às 16:00 horas.

A informação repassada pelo profissional em saúde, dá conta que o câncer de colo de útero é a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, a diminuição da incidência desse tipo de doença, que está entre as que mais atingem as mulheres e causa de elevado número de óbitos no Brasil, estando atrás apenas do câncer de mama, e ainda assim, todo cuidado é pouco.

Consta, segundo se informa, que o câncer de colo de útero ou câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, acentuadamente, mulheres acima dos 25 anos de idade. O principal agente causador desse tipo de enfermidade é o papilomavírus humano, popularmente conhecido pela sigla HPV.

As mulheres com risco de contrair o HPV são aquelas que iniciam a atividade sexual mais cedo, e em outro grupo, as que praticam sexo com vários parceiros diferentes ou com aqueles que tem vida sexual promíscua, ou seja, a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende que a promiscuidade tem lugar quando um indivíduo tem mais de dois parceiros sexuais em menos de seis meses. Outra situação de risco para a contração do HPV é a baixa imunidade, o uso do cigarro e ainda as más condições de higiene.

Dentre as ações preventivas que visam combater o câncer de colo de útero, a mais eficaz é o exame Citopatológico de Papanicolau (CCO), quando realizado regular e periodicamente, como este, que está proposto para sábado (28/10) nas unidades de saúde, sendo o mais eficaz para a detecção da presença do HPV, sondadas através de diagnósticos que busquem possíveis alterações celulares características da infecção pelo HPV ou a existência de lesões pré-malignas.

Quem deve realizar o exame preventivo

Informa-se que toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que tem entre 25 e 64 anos.

Orientações recomendadas para antes do exame Papanicolau

A lista de recomendações destaca que é importante que a mulher não esteja em seu período menstrual, assim como não deve usar creme ou óvulo vaginal; não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna; não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve; não manter relações sexuais, com ou sem preservativos.

A Coordenadoria de Atenção Básica, através do enfermeiro Lázaro Alves Dias, espera que as informações sejam entendidas e repassadas por todos os meios e formas para que a participação feminina seja cada vez maior, evitando-se com isso a possibilidade de infecção pelo HPV.

E arremata com a informação de que “tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresenta-lo ao médico”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nobres

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *