Os motivos da ampliação de prazo estão ligados aos impactos da pandemia no setor de alimentos, incluindo os desequilíbrios na cadeia logística de suprimentos, bem como a variação do poder de compra dos brasileiros e consequente reflexo no consumo realizado de produtos.
A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 429 saiu no Diário Oficial de 8 de outubro de 2023 e autorizou a prorrogação do uso dos rótulos antigos. Contudo, vale lembrar que as regras estão em vigor desde 2022, quando a mudança fracionada foi autorizada.
Dessa forma, os empresários precisam acelerar o processo de confecção dos novos rótulos, que terão uma série de mudanças. As principais têm relação à legibilidade e as informações nutricionais referentes a gordura, açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Outra mudança importante foi em relação à coloração do rótulo, que precisa ter o fundo branco e as letras pretas.
De acordo com Ana Luiza Trovo, doutora em Biotecnologia de Alimentos, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e consultora de Inovação e Tecnologia do Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso (IST/MT), os empresários devem buscar o apoio técnico de instituições renomadas na hora de refazer os rótulos para não ter problemas futuros.
“Nós temos uma consultoria específica para essa área e que pode ajudar às indústrias nessas adequações, além de auxiliar no desenvolvimento de processos industriais enxutos e diretamente na melhoria da lucratividade”, explica.
Fonte: MT Econômico