O Governo do Estado, dentro de um programa estabelecido de pavimentação de estradas para escoamento da produção agrícola e com a intenção de implementar uma logística de transporte terrestre segura e produtiva, trabalha para a pavimentação de um trecho de mais de 50 quilômetros da MT-140, entre Nova Brasilândia e Planalto da Serra, na Baixada Cuiabana.
Essa rodovia se estende até a região Norte do Estado e passa pelos municípios de Nobres e Santa Rita do Trivelato. E para evitar interesses conflitantes uma comitiva de representantes do Governo do Estado esteve juntamente com os prefeitos de Nobres, Leocir Hanel, e de Santa Rita do Trivelato, Egon Hoepers, além de vereador e do subprefeito Acendino Mendes tratando dessa questão junto às lideranças indígenas.
A reunião ocorreu na manhã de 25 de outubro, junto à Escola Municipal “Olavo Mendes Duarte”, na aldeia Santana, da etnia Bakairi, quando as partes foram ouvidas, oportunidade em que o prefeito Leocir Hanel explanou aos presentes o apoio da sua administração na manutenção das estradas e que havia a necessidade de se formalizar um documento para que se dê aval ao Governo do Estado no sentido da pavimentação da MT-140, passando pela terra dos bakairis.
O representante da Funai, coordenador local, Altair, liderança indígena, prof.º Edson Bakairi, cacique Jair, cacique Arnaldo, e membros da comunidade participaram do “meeting” realizado naquela unidade municipal de ensino e não se registrou nenhum óbice quanto ao tema principal, a construção da rodovia que passa pela área indígena.
Aprovada a ata da reunião que libera a construção de cerca de 15 km que interligam Santa Rita do Trivelato ao trecho em pavimentação da MT-140, bastante adiantado e que será da maior importância dentro da logística de escoamento da produção agrícola de grãos, conectando a região Norte a cidades um pouco mais ao Sul do Estado e fora dos riscos da BR-163/364.
Fonte: Prefeitura Municipal de Nobres